Às vésperas da Páscoa, preço do chocolate pode variar até 91% em cidade de SC

Uma pesquisa de preços realizada pelo Procon de Itajaí constatou um aumento significativo no valor dos ovos de Páscoa em comparação ao ano passado. O levantamento, feito no dia 25 de março, apontou que alguns produtos tiveram reajustes de até 31,4% em relação a 2024.

Imagem mostra chocolate em barras para ilustrar matéria que fala sobre o preço do chocolate em Itajaí

Preço do chocolate aumentou e tamanhos diminuíram – Foto: Freepik/ND

O maior exemplo de variação entre um estabelecimento e outro foi a de uma barra de chocolate 82g, que apresentou uma variação de 91,7% entre os supermercados pesquisados. O menor preço encontrado foi de R$3,38. Já o maior, de R$6,48.

Por sua vez, uma das barras de chocolate de 80g analisadas registrou um aumento de 31,4%. No entanto, há também boas notícias para os consumidores: alguns produtos apresentaram queda nos valores. A lista completa de chocolates e estabelecimentos analisados pode ser conferida no link.

Preço do chocolate aumenta e produtos estão menores

Além do aumento no preço do chocolate, os fiscais do Procon identificaram diminuição no peso de alguns produtos, o que pode representar um impacto negativo para o consumidor.

Um dos ovos analisados por exemplo, passou de 175g para 157g, uma redução de 18%. Já outro teve seu peso diminuído de 318g para 305,4g, uma variação de 12,6%.  Apenas um dos ovos de Páscoa analisados aumentou de tamanho: de 213g para 217,7g, registrando um acréscimo de 4,7%.

O órgão de defesa alerta que consumidores precisam ficar atentos às diferenças de preços entre os estabelecimentos. O Procon recomenda que os consumidores comparem os preços antes da compra, pois a variação entre um estabelecimento e outro pode resultar em economia significativa no valor final do carrinho.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.