Ação do Brasil contra o Paraguai: o que sabemos

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma declaração oficial negando categoricamente o envolvimento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em uma suposta ação hacker contra o governo do Paraguai. A manifestação veio em resposta a uma reportagem do portal UOL que noticiou uma alegada operação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) contra computadores no país vizinho. A correspondente da CNN Luciana Taddeo apurou as repercussões do caso nos dois países.

Segundo a matéria do UOL, teria havido o planejamento de uma operação de espionagem para acessar dados sigilosos de computadores paraguaios. O objetivo seria obter informações para as negociações sobre as tarifas da hidrelétrica de Itaipu, compartilhada entre os dois países.

O Itamaraty, contudo, ressaltou em nota que o Paraguai é um país membro do Mercosul e com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria. A pasta afirmou que a suposta operação teria sido autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, mas foi tornada sem efeito assim que a atual administração tomou conhecimento do fato em março de 2023.

Reações no Paraguai

No Paraguai, as autoridades reagiram com preocupação antes mesmo da manifestação do Itamaraty. O ministro da Indústria e Comércio paraguaio declarou à TV ABC Color que o assunto estava sendo tratado com muita seriedade, descrevendo-o como um evento sem precedentes.

Por sua vez, o chanceler paraguaio afirmou que o país já foi alvo de ataques hackers de organismos chineses e que estava trabalhando na segurança dos seus sistemas em cooperação com os Estados Unidos e com Taiwan. No entanto, ressaltou não ter evidências de um ataque hacker proveniente do Brasil.

O governo brasileiro reiterou seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e todos os seus parceiros. A ABIN ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ação do Brasil contra o Paraguai: o que sabemos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.