Envolvidos no 8 de Janeiro são odiados pela nação, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta 4ª feira (13.set.2023) que os envolvidos nas invasões das sedes dos Três Poderes representam uma minoria e são “odiados pela maioria da nação”.

A fala do ministro foi durante a leitura do seu voto na 1ª ação penal julgada contra réus pelos atos extremistas. O caso em análise é o de Aécio Lúcio Costa, de 51 anos, preso em flagrante no Senado Federal no dia das invasões.

Esses extremistas que não gostam do STF são a minoria, a minoria da população. E isso ficou demonstrado nas urnas e isso fica demonstrado nos atos golpistas que uma minoria praticou e foi repudiada pela população brasileira, que é uma população séria, digna”, afirmou.

Moraes rebateu todas as preliminares levantadas pela defesa do réu e defendeu a competência da Corte e de si mesmo para julgar o tema. Segundo ele, a competência ficou “bem clara” durante os julgamentos para recebimento das denúncias pela Corte

O ministro também ressaltou a importância da análise e punição dos acusados diante da seriedade dos fatos ocorridos. “Às vezes o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que no dia 8 de janeiro tivemos um domingo no parque. Então as pessoas vieram, pegaram um ticket, entraram na fila assim como fazem no Hopi Hari ou na Disney”, afirmou.

A Corte iniciou nesta 4ª (13.set) a análise de 4 ações penais contra acusados de envolvimento nos atos extremistas Ao todo, a Corte deve analisar 262 ações envolvendo a invasão aos Três Poderes.

Os 4 primeiros processos a serem analisados pelo STF tratam de acusados de invasão e depredação dos prédios públicos. Eis os réus (leia mais sobre cada caso abaixo):

Aécio Lúcio Costa Pereira – preso em flagrante no Senado;
Thiago de Assis Mathar – preso em flagrante no Palácio do Planalto;
Moacir José dos Santos – preso em flagrante no Palácio do Planalto (é o único que está em liberdade);
Matheus Lima de Carvalho – preso na Praça do Buriti. 

Os réus respondem pela prática de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

++ Notícias

Dino pedirá que PF investigue agentes envolvidos na prisão de Lula

PRF afasta agentes envolvidos em caso de criança baleada no Rio

Saiba quem são os primeiros réus no julgamento do 8 de Janeiro

Estoques de petróleo dos EUA caem pela quarta semana consecutiva, diz AIE

PGR não aceita delações feitas pela Polícia Federal, diz Aras

O post Envolvidos no 8 de Janeiro são odiados pela nação, diz Moraes apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.