Nova resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU enfrenta impasse

nova-resolucao-do-brasil-no-conselho-de-seguranca-da-onu-enfrenta-impasse

Depois de quatro resoluções fracassadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil tenta emplacar uma quinta resolução, mas as negociações seguem travadas até o momento.

Fontes do Itamaraty afirmam que a reunião prevista no Conselho para esta segunda-feira, às 16h do horário de Brasília, será um briefing aberto com a agência da ONU para refugiados (UNRWA) para tratar da incursão terrestre de Israel na Faixa de Gaza.

O texto da resolução brasileira ainda está em negociação e, por enquanto, não foi chamada uma votação sobre a proposta.

Fontes diplomáticas reconhecem que, diante do impasse, o texto pode não ser votado nos últimos dias do Brasil à frente do órgão. A presidência brasileira do Conselho, com duração de um mês, termina nesta terça-feira (31).

O Conselho de Segurança da ONU tem 15 membros, sendo dez rotativos e cinco com assento permanente: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Os membros fixos têm poder de veto sobre resoluções do órgão.

Até o momento foram sugeridas: duas resoluções pela Rússia, vetadas pelos Estados Unidos; uma do Brasil, que obteve a maior adesão, mas foi vetada pelos americanos; e uma dos Estados Unidos, vetada pelos russos.

O Brasil tenta negociar justamente com americanos e russos para que ambos os países não façam vetos cruzados.

Enquanto Washington exige um texto com condenações mais incisivas ao Hamas, que mencione o direito de autodefesa de Israel e não peça um cessar-fogo, a Rússia defende um cessar-fogo imediato e pede que Israel suspenda a ordem de retirada de palestinos do Norte de Gaza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU enfrenta impasse no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.