Engenharia e matemática estão entre as profissões menos impactadas pela IA até 2032, revela estudo

engenharia-e-matematica-estao-entre-as-profissoes-menos-impactadas-pela-ia-ate-2032,-revela-estudo

Apesar do grande impacto que a Inteligência Artificial (IA) generativa — o tipo que cria conteúdos a partir de dados já existentes — tem sobre os trabalhos administrativos e de gerenciamento, atividades que demandam cálculos matemáticos ou alta capacidade de análise crítica serão as menos afetadas pela tecnologia nos próximos dez anos.

É isso o que revela a pesquisa “Skills Outlook: Gen AI Proof Jobs (Trabalhos à prova da IA generativa, em tradução livre)”, da empresa de educação Pearson.

O motivo, segundo o estudo, é que a IA generativa ainda é muito imprecisa no que diz respeito a cálculos, além de ser incapaz de substituir habilidades humanas de criatividade, comunicação e liderança.

No Brasil, a ponta do ranking de empregos que estão mais “à prova” da tecnologia está a cargo de técnicos e engenheiros, seguida de advogados, agentes de saúde pública e altos executivos.

Atualmente, menos de 5% do tempo gasto por esses profissionais em certas tarefas poderiam ser automatizadas ou melhoradas pela tecnologia.

As 5 profissões menos impactados pela IA no Brasil:

  1. Chefes Executivos — 3%
  2. Engenheiros Civis — 3%
  3. Técnicos de Engenharia Elétrica — 4%
  4. Oficiais de Políticas de Saúde Pública — 5%
  5. Advogados — 5%

Por outro lado, no contexto global, trabalhos administrativos ou de gerenciamento estão sob maior ameaça da IA do que os manuais e operacionais, à medida que a tecnologia ganha força na economia mundial, revela o estudo.

Nesse contexto, atividades que envolvem tarefas técnicas e repetitivas — como agendar compromissos e atender e direcionar chamadas, por exemplo — já podem ser substituídas pela IA generativa.

Além disso, cerca de 30% ou mais das tarefas de gerenciamento poderiam ser feitas com o uso da tecnologia.

As 5 profissões mais ameaçadas pela IA no Brasil

  1. Caixas — 33%
  2. Escrituração, Contabilidade e Auditoria — 32%
  3. Operadores de telemarketing — 31%
  4. Funcionários de faturamento, custos e taxas — 29%
  5. Cobradores e profissionais de sistemas de cobrança — 29%

A IA generativa perde espaço para profissionais que têm habilidades humanas bem desenvolvidas. Entre as principais, estão: criatividade, comunicação e liderança, revela a pesquisa.

Sobre o estudo

Na pesquisa, a Pearson utilizou ferramentas baseadas em IA generativa para analisar tarefas específicas relacionadas a mais de cinco mil empregos.

Para isso, foi calculado o tempo gasto em cada uma dessas atividades em cinco países — Austrália, Brasil, Índia, EUA e Reino Unido — e quanto desse tempo seria afetado pela IA.

O resultado obtido corresponde à porcentagem de tempo poupado usando IA generativa até 2032.

Veja também: Inteligência Artificial faz Google deixar de ser só um buscador pela 1ª vez

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Engenharia e matemática estão entre as profissões menos impactadas pela IA até 2032, revela estudo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.