“Dirigentes precisam parar de pensar só nos próprios clubes”, diz especialista de marketing

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Convidado do CNN Esportes desta semana, Bernardo Pontes, proprietário da ALOB, empresa de marketing esportivo, e com passagens por Vasco, Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Corinthians, falou sobre a visão de muitos dirigentes do futebol brasileiro o mercado de esporte no país.

“O mercado esportivo brasileiro esta avançando a passos largos, mas ainda faltam alguns para atingir o nível europeu. Clubes de futebol trabalham para torcedores, marcas esportivas trabalham pra fãs do esporte. Na Europa e nos EUA, vemos  marcas esportivas. Eles se posicionam no mercado para quem é fã de esporte, não especificamente para o nicho do seu torcedor”, explicou.

Segundo o publicitário, a falta de visão do futebol como produtor prejudica o futebol brasileiro e também cria entraves em negociações de ligas, como por exemplo a Libra.

“Os dirigentes ainda pensam como “meu clube, meu clube”, isso inviabiliza muitos acordos que vemos nas ligas, como a Libra, por exemplo. Eles não conseguem pensar no amanhã. Precisam pensar no produto futebol, não só nos clubes que representam”, explicou. 

A Libra conta atualmente com nove clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e 17 no total. São eles: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.


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Este conteúdo foi originalmente publicado em “Dirigentes precisam parar de pensar só nos próprios clubes”, diz especialista de marketing no site CNN Brasil.

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