Itajaí recebe artista plástico para homenagear os 163 anos da cidade com obra de arte

itajai-recebe-artista-plastico-para-homenagear-os-163-anos-da-cidade-com-obra-de-arte

Nesta terça-feira (23), Itajaí, Litoral Norte Santa Catarina, recebe uma exposição em homenagem ao município e destaca a arquitetura presente da localidade.

A obra de arte ficará em exposição na “Galeria Mauro Caelum” na Casa da Cultura Dide Brandão até o dia 17 de junho.

Obra de arte em homenagem de Itajaí ficará exposta até junho na Casa Dide Brandão

Exposição homenageia Itajaí e destaca arquitetura presente na cidade – Foto: Prefeitura de Itajaí/ND

Intitulado como “O Passado Presente”, de Magru Floriano, a exposição tem como temática a arquitetura encontrada no território da cidade e homenageia o município no mês do aniversário, em junho, além de propor uma reflexão à população local sobre a necessidade de preservar o patrimônio histórico.

O público poderá visitar gratuitamente a partir desta terça-feira (23), às 19h, e até o dia 17 de junho. A exposição é composta por 20 trabalhos em bico de pena, xilogravura e técnica mista (xilogravura com lápis pastel), e 10 trabalhos fotográficos.

Preservação do patrimônio histórico e arquitetura da cidade

As criações que integram a mostra dialogam entre si não apenas por abordarem temática única, a arquitetura de residências, ambientes e prédios públicos de Itajaí, mas fundamentalmente, por instigarem os espectadores a refletirem sobre o tombamento e a preservação do patrimônio histórico.

Para o autor, esta temática é sempre atual e presente nas crônicas da cidade. Nesse debate, Magru Floriano propõe que o espectador leve o seu olhar para além dos prédios já consagrados pela tradição local como no caso das igrejas Imaculada e Santíssimo Sacramento, apresentando outras arquiteturas incluindo residências particulares mais populares e, até edificações já demolidas.

Artista plástico fará exposição gratuitas de obras em homenagem ao aniversário de Itajaí

Magru Floriano artista por trás da obra “ITAJAÍ: O PASSADO PRESENTE” – Foto: Prefeitura de Itajaí/ND

O artista inova nesta mostra apresentando obras elaboradas com o uso de técnicas mistas, notadamente xilogravuras complementadas com tinta nanquim e pastel, ganhando uma estética bastante diferenciada.

A série de fotografias, bico de pena e xilogravura, que tem como tema a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, por exemplo, busca ver o mesmo patrimônio histórico sob várias perspectivas, tempos, ambientes e olhares artísticos.

Seria um olhar completo sobre o mesmo objeto, tentando ressaltar sua importância para a comunidade onde ele está inserido.

A exposição foi contemplada no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. A visitação na galeria é franca e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.