Coral Cidade dos Profetas dá início à temporada 2024

Espetáculo cênico-musical com o Coral Cidade dos Profetas será realizado na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, neste sábado, 23 de março

O Coral Cidade dos Profetas inicia a temporada 2024 neste sábado, dia 23 de março, com o Concerto da Paixão de Cristo, que será realizado a partir das 20h. O cenário é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. O espetáculo mescla música e artes cênicas. A iniciativa faz parte do programa formativo desenvolvido pelo Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024. Assim, nesta edição, as atividades vão chegar a cinco cidades: Belo Horizonte, Congonhas, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. 

Nesta temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas traz uma seleção especial de composições da música colonial mineira. Parte delas pertence ao acervo de Francisco Solano Aniceto, o maestro Chico Aniceto. São composições consideradas inéditas, por não terem registro de execução. “No ano passado, nos apresentamos em Congonhas, Brumadinho e Itabira. Agora, vamos apresentar esse repertório em cidades mineiras nas quais ele é inédito. Assim, nossa intenção é levar esse cancioneiro erudito tão importante ao maior número de pessoas”, situa o maestro José Herculano Amâncio.

Paixão de Cristo

O “Concerto da Paixão de Cristo” integra a programação da Semana Santa de Congonhas. Desse modo, o Coral Cidade dos Profetas estará acompanhado pelo coro infantil Profetas do Amanhã e por uma orquestra de câmara formada por músicos convidados. Juntos, eles apresentarão canções como “Matinas de Sexta-feira Santa” e “Stabat Mater”, de Lobo de Mesquita. “Ou seja, duas composições muito características da Semana Santa. Assim, a primeira fala sobre a prisão de Cristo. A outra, retrata os momentos que Maria viveu aos pés da cruz”, explica Amâncio.

Para tornar a noite ainda mais especial, a apresentação contará com a participação do grupo de teatro Dez Pras Oito. Nesse sentido, os atores vão interpretar cenas sobre a paixão de Cristo. Tal qual, lembrar a solidão de Maria. “A parceria do Dez Pras Oito com o Coral Cidade dos Profetas vem de muitos anos. Desse modo, unindo a música colonial mineira às encenações bíblicas que remetem aos autos medievais. A música inspira e o teatro emociona. Uma dobradinha que enleva e faz refletir a mensagem do Evangelho”, destaca José Félix Junqueira, diretor do grupo.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga, o Cidade dos Profetas já lançou três CDs: “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria”. A trajetória do Coral, que se dedica à proteção deste patrimônio imaterial do país, já soma mais de 30 anos. 

Ao longo desse percurso, o Coral tem participado de eventos como celebrações da Semana Santa e Festivais de Inverno, bem como de festivais e encontros de corais nacionais e internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo também oferece, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de dez a 90 anos.

Serviço

Coral Cidade dos Profetas apresenta Concerto da Paixão de Cristo

Quando. Sábado, 23 de março, às 20h

Onde. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Praça do Santuário, 180, Basílica – Congonhas).

The post Coral Cidade dos Profetas dá início à temporada 2024 appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.