Gerente de produção da novela Terra e Paixão se emociona ao lembrar como escolheu a carreira: ‘fico até arrepiado’

gerente-de-producao-da-novela-terra-e-paixao-se-emociona-ao-lembrar-como-escolheu-a-carreira:-‘fico-ate-arrepiado’


Mauricio Quaresma, de 40 anos, nasceu em Santos, no litoral de SP, e já atuou em mais de 10 novelas e minisséries. Santista é responsável por produção de novelas da Globo após resultado de teste vocacional apontar ‘comunicação’
Arquivo Pessoal
Mauricio Quaresma, de 40 anos, é gerente de produção da novela ‘Terra e Paixão’, que estreou neste mês na Rede Globo, e responsável por fazer os orçamentos, planejar as diárias de gravações e organizar, em média, 500 pessoas nos bastidores de cada capítulo. Ao g1, ele lembrou e se emocionou de quando escolheu qual carreira seguir aos 17 anos. Na época, ainda em Santos, no litoral de São Paulo, contou ter feito um teste vocacional que o direcionou para a comunicação.
“Fico até arrepiado [com a recordação]. A gente não vê o tempo passar. É impressionante. Eu sinto que sou o mesmo Mauricio que começou lá no teste vocacional, que tinha um desejo de continuar na área [da comunicação]. Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de conquistar tudo isso”.
Quaresma começou a carreira auxiliando apresentadores em programas de televisão. Segundo ele, a dramaturgia apareceu por acaso, por intermédio de uma amiga que o indicou para uma vaga de estágio na produção de uma novela quando ele estava no final da faculdade de Rádio e TV.
Mauricio Quaresma, de 40 anos, é gerente de produção da novela Terra e Paixão
Arquivo Pessoal
O profissional tem participação na produção de mais de 10 novelas e minisséries, como: O Outro Lado do Paraíso, Cidade Proibida e A Lei do Amor. Como gerente, Terra e Paixão é a terceira oportunidade. Quaresma também foi responsável por Malhação: Toda Forma de Amar, última temporada da série, e Além da Ilusão.
Terra e Paixão
À reportagem, o gerente de produção disse acreditar que trabalhar em novela é como fazer um filme curta-metragem por dia, já que, em média, 50 minutos precisam ir ao ar de segunda-feira a sábado.
Em Terra e Paixão, Quaresma afirmou que o maior desafio foi reproduzir as paisagens do Mato Grosso do Sul. A equipe passou pelo estado onde realizou pesquisas e coletou informações antes de começar as gravações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
Mauricio Quaresma com Walcyr Carrasco, autor da novela Terra e Paixão
Arquivo Pessoal
“É muito interessante trabalhar nesse ramo da dramaturgia porque cada dia você faz uma coisa diferente. Como é que eu imaginaria fazer uma análise de solo junto com o agrônomo para plantar milho?”. Segundo ele, a equipe alugou uma fazenda a 20 minutos dos Estúdios Globo e no local plantou milho para usar a área para gravações.
“Os grandes desafios que temos são conseguir reproduzir da forma mais real possível para o telespectador o que a gente está lendo no texto do autor”, explicou
Quaresma também destacou a parceria com Walcyr Carrasco, escritor da novela Terra e Paixão. “É Uma pessoa que, eventualmente, eu ligo com alguma questão. Ele me escuta e muda uma coisa ou outra que a gente pede […]. É incansável em ajudar. Trabalhar em parceria com pessoas que estão remando na mesma direção é a melhor coisa que tem”, afirmou.
Mauricio Quaresma com a equipe da novela Terra e Paixão durante estudos no Mato Grosso do Sul
Arquivo Pessoal
Família
Apesar de ter ajudado a produzir a festa de lançamento de Terra e Paixão, o gerente preferiu voltar para Santos (SP) e assistir a estreia da sua primeira novela em horário nobre ao lado da família.
“A minha mãe está meio doente e eu achei importante assistir esse primeiro capítulo com ela, que é uma telespectadora assídua de todas as novelas que eu faço. Eu sabia que ela ia ficar muito feliz […] A gente vive tão intensamente e trabalha tanto durante o período de produção de uma novela, que fica difícil dar atenção para qualquer outra pessoa”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.