VÍDEO: De atmosfera intimista e acolhedora, conheça o menu do Jardín Del Mar no Floripa Gourmet

Quem passa por Cacupé, em Florianópolis, sabe que o visual de verão aliado à boa gastronomia deixa qualquer passeio imperdível, mas nem as baixas temperaturas são capazes de deixar a vista menos atraente. Nesta quarta-feira chuvosa eu encontrei a combinação ideal, com uma atmosfera acolhedora e comida deliciosa no Jardín Del Mar, restaurante à beira da praia.

Restaurante Jardín Del Mar fica localizado no bairro Cacupé, em Florianópolis – Foto: Gustavo Bruning/ND

Em um espaço amplo, rodeado por verde, chão de pedra e janelas e teto de vidro, você encontra ambientes diferentes para cada momento do dia. Como fui aproveitar o menu do Floripa Gourmet no almoço, me sentei no salão principal, em uma mesa de frente para o mar.

A chuva era intensa e fria do lado de fora, mas a sequência de pratos me fez esquecer as temperaturas gélidas.

A experiência se torna ainda mais intimista porque a chef Maria Garcia vai às mesas dos clientes e conversa sobre os pratos que ela e sua equipe preparam. A entrada, uma bela salada com margaridas, mix de folhas, molho de iogurte e frutas, traz refrescância e abre o apetite. A apresentação vale o registro.

O destaque do menu

A grande estrela da refeição é a moqueca desconstruída, com direito a camarão, lula e mariscos grelhados, diferente de tudo o que já comi. Em vez de todos os ingredientes estarem em um grande caldeirão, onde há pimentão e cebola misturados, a ideia do Jardín é proporcionar que o cliente monte a garfada perfeita, sentindo cada camada de sabor. E foi o que aconteceu.

O peixe sororoca — fresco, trazido por percadores artesanais — é macio e desmancha na boca. O arroz de coco é cremoso, mas não é doce. Ele fica ainda melhor quando é mergulhado no molho, feito com fumê de peixe, que leva até quatro horas para ser preparado e “pegar gosto”.

Um “extra” é o azeite de ervas de dendê, com infusão de coentro e talas de ervas, servido na hora pela chef paraense, que adora temperos fortes. Mesmo assim, a pimenta não arde (um alívio para mim) e é possível apenas sentir o sabor.

A farofa Panko, com cebola dourada, traz a crocância para o prato. Um dos melhores elementos.

Chef Maria Garcia, do Jardín del Mar, mostra a moqueca descontruída com camarão, lula e mariscos grelhados – Foto: Heitor Pergher/ND

Como grande apreciadora de sobremesas, um dos momentos mais esperados foi quando o crema catalana chegou à mesa. À primeira vista parece simples, mas tudo se transforma quando o açúcar é maçaricado na hora. Quebrar a crosta, chegar ao creme e complementar com a casca da laranja é a finalização ideal de uma refeição leve e gostosa.

O elogio cabe tanto à comida quanto ao ambiente, onde você vê elementos náuticos, móveis de madeira e uma árvore que emoldura o restautante. Também vale conhecer o bar com drinks autorais, especialmente a adega de vinhos com diversas opções internacionais.

Assim, quem passa de carro em frente ao restaurante pode imaginar como é se sentar em frente a grandes janelões para o mar, mas nem chega perto do que realmente é: uma experiência acolhedora e relaxante em qualquer estação.

Serviço

O quê: Festival Floripa Gourmet com menu especial (entrada, principal e sobremesa)
Onde: Jardín Del Mar, Estrada Haroldo Soares Glavan, 1760, Cacupé
Quando: 13 de junho a 16 de julho
Valor: R$ 89,90 por pessoa (não inclui bebidas)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.