Rio atinge nível 4 de calor extremo pela primeira vez desde criação do protocolo

Rio atinge nível 4 de calor extremo pela primeira vez desde criação do protocoloRedação GPS

O Rio de Janeiro alcançou, às 12h35 desta segunda-feira (17), o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto da escala do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo da cidade. Desde sua implementação em junho de 2023, essa é a primeira vez que a capital atinge essa classificação. A informação é da Globo.com.

A elevação para o NC4 ocorre quando a cidade registra temperaturas entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos. Diante desse cenário, a prefeitura ativou medidas como a abertura de 58 pontos de resfriamento e a recomendação para adaptação das atividades que exigem exposição ao sol. Além disso, eventos de médio e grande porte realizados em áreas externas podem ser cancelados ou reagendados.

De acordo com a previsão do sistema Alerta Rio, a máxima na cidade pode alcançar 42°C nesta tarde. No domingo (16), a estação meteorológica da Vila Militar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 38,4°C, tornando o Rio a capital mais quente do Brasil naquele dia. A meteorologista Andrea Ramos explicou que um sistema de alta pressão no oceano tem mantido uma massa de ar quente sobre o estado, favorecendo as temperaturas elevadas.

A onda de calor não afeta apenas a capital. A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios fluminenses, incluindo cidades da Região Metropolitana, como Duque de Caxias, e do interior, como São Sebastião do Alto. O aviso, enviado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, considera a média de temperatura dos últimos três dias e a compara com registros históricos dos últimos 10 anos.

Diante das altas temperaturas, a prefeitura de Barra Mansa decidiu suspender as aulas no período da tarde e da noite na rede municipal. Até quarta-feira (19), as escolas funcionarão apenas das 7h às 10h30. “Os alunos e professores serão liberados e não haverá aulas no decorrer do dia e à noite. As escolas ainda seguirão abertas até às 13h, caso algum aluno deseje merendar na unidade”, informou a administração municipal.

No domingo, o prefeito Eduardo Paes realizou uma coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio (COR) para tratar do aumento da temperatura na cidade. Paes alertou sobre os impactos do calor intenso e reforçou a importância da hidratação e da proteção contra o sol.

A ciência hoje nos permite ter um grau maior de previsibilidade e entender os efeitos nocivos desse excesso de calor na saúde das pessoas, podendo levar até a morte”, afirmou o prefeito.

Apesar do alerta, a prefeitura não determinou a suspensão de atividades na cidade, deixando essa decisão a critério dos organizadores de eventos. Como exemplo, Paes mencionou o cancelamento do ensaio da Beija-Flor de Nilópolis, que ocorreria no domingo na Praia de Copacabana, devido às condições extremas de calor.

A gente quer que os cariocas vão para a rua, se divirtam, aproveitem o que a cidade tem de melhor. Mas é importante se proteger, entender que o calor tem sido cada vez maior. Se vai para bloco, beba água, passe protetor, não fique em lugar em que você pode passar mal“, reforçou Paes.

 

 

The post Rio atinge nível 4 de calor extremo pela primeira vez desde criação do protocolo first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.