
Determinação foi anunciada em 2023, quando o americano ainda não havia sido reeleito nos EUA. Data para exigência entrar em vigor foi alterada três vezes antes de ser definida para 10 de abril de 2025. É #FAKE que Lula voltou a exigir visto de turistas americanos em retaliação a tarifaço de Trump
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo alegando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu voltar a exigir visto de turistas americanos para entrada no Brasil em resposta ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É #FAKE.
selo fake
g1
Nesta quinta-feira (10), o governo brasileiro retoma a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A emissão do documento será feita de maneira totalmente virtual e depende do pagamento de uma taxa de US$ 80,90 (cerca de R$ 488,64).
🛑O que diz o vídeo falso?
No conteúdo – que foi publicado nesta quinta-feira (10) e exibe fotos dos dois presidentes –, um narrador diz: “Governo Lula acaba de bater de frente com os Estados Unidos. A partir do dia 10 de abril, qualquer turista americano que quiser entrar no Brasil, vai precisar de visto. Isso mesmo. O governo Lula decidiu retaliar as taxas impostas pelo governo Trump contra os brasileiros […]”..
⚠️Por que é falso?
A retomada da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos não é uma resposta às tarifas de 10% que foram aplicadas pelo governo americano sobre produtos brasileiros. A determinação foi restabelecida por decreto de Lula no início do atual mandato, em 2023, isto é: bem antes de Trump vencer a disputa presicencial americana.
Em março de 2019, o governo de Jair Bolsonaro dispensou a necessidade de visto para turistas dos EUA, da Austrália, do Canadá e do Japão.
Em maio de 2023, Lula assinou um decreto que revogava a liberação de Bolsonaro e restabelecia a exigência – ou seja, a decisão do petista antecede a volta de Trump à Casa Branca. Essa medida estava prevista para entrar em vigor a partir de 1° de outubro de 2023. No entanto, a data foi adiada três vezes: para 10 de janeiro de 2024, 10 de abril de 2024 e, por fim, para 10 de abril de 2025.
Essa última data foi definida em decreto publicado em 9 de abril de 2024 – portanto, meses antes da eleição de Trump.
O Japão não entrou na lista de exigência, devido a um acordo bitaleral firmado em 30 de setembro de 2024 com o Brasil. Dessa forma, a isenção de visto também vale para brasileiros que queiram viajar ao país asiático.
Também em 10 de abril de 2025, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Lula tem recomendado “muita prudência” diante das alterações de tarifas anunciadas pelos EUA.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Lula, em montagem feita pelo g1.
— Foto: Ricardo Stuckert/PR e REUTERS/Kevin Mohatt
É #FAKE que Lula voltou a exigir visto de turistas americanos em retaliação a tarifaço de Trump
Reprodução
Veja também
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
É #FATO vídeo que mostra cachorro escondendo pintinho na boca
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito